quinta-feira, 18 de junho de 2009

A arquitectura ‘Multi-Core’ nos processadores AMD

A tecnologia ‘multi-core’ tem vindo a ser desenvolvida pela AMD desde 1990 encontrando-se neste momento em fase de comercialização. Diz-se ‘multi-core’ porque um único ‘chip’, duma forma muito simplificada, incorpora vários núcleos de processamento. O processador mais básico da gama ‘multi-core’ incorpora apenas dois núcleos, e daí a designação de ‘dual-core’.

Os processadores dual core contêm dois núcleos de processamento, e como já foi referido, estes estão residentes num único chip que realizam cálculos em dois fluxos de dados, aumentando assim a eficiência e a velocidade enquanto executam várias aplicações multithread da nova geração.

A tecnologia dual-core oferece verdadeira multitarefa, permitindo que os utilizadores alternem entre um programa e outro sem parar para esperar o computador acompanhar, reduzindo as irritantes pausas no processamento. Isto representa um aumento significativo na resposta e no desempenho ao executar várias aplicações simultaneamente. Os processadores AMD dual core superam em até 30% o processador AMD Athlon 64 bits 4000+ single core de mais alta performance em benchmarks multitarefa.

Sem comentários:

Enviar um comentário